População de Rosário do Ivaí pode reduzir em mais de 25% até 2030



Créditos da foto: Blog do Mano
De acordo com dados revelados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, o Município de Rosário do Ivaí pode sofrer uma grande perda de contingente populacional até o ano de 2030. Os dados estão disponíveis na Base de Dados BDEweb (http://www.ipardes.pr.gov.br/), que  mostra as projeções da população dos municípios paranaenses para o período de 2016-2030.

Analisando rapidamente os números apresentados para a cidade de Rosário do Ivaí, é possível verificar que o Município terá, pela primeira vez, já em 2018, uma população menor que 5 mil habitantes (4976). A queda de população continuará acontecendo ano após ano até baixar para menos de 4000 mil pessoas em 2029. Contando o último ano disponibilizado nas projeções, Rosário do Ivaí chega em 2030 com 3890 habitantes, ou seja, uma diminuição de 1477 pessoas em relação à população atual que é de 5367 pessoas (IBGE, 2015). Em outras palavras, isso representa 27,5% da população atual da cidade, que terá deixado Rosário do Ivaí, por um motivo ou outro.

E você, o que acha destes dados? Eles representam a realidade? Em caso positivo, quais as causas para tanto esvaziamento populacional? Haveria alguma forma concreta para barrar esta triste diminuição no número de habitantes residentes?

São questões que todos os rosarienses enfrentarão nos próximos anos e que exigirão medidas séries e criativas da sociedade e do poder público.

Ser você quiser saber mais sobre o assunto, vale a pena dar um olhada no "Perfil avançado do Município de Rosário do Ivaí", oferecido pelo IPARDES neste LINK: http://www.ipardes.gov.br/perfil_municipal/

0 comments:

 

Visitantes pelo mundo

free counters

Sobre o blog

Rosariodoivai.blogspot.com Um humilde espaço para rosarienses e simpatizantes dessa maravilhosa cidade. Rosário do Ivaí é do Brasil com orgulho!

Postagens populares

Rosário do Ivaí: é do Brasil! Copyright © 2010 O 1º Blog para os fãs dessa cidade brasileira | Usando o Template Community Galleria feito por Bie e Convertido por Cool Tricks N Tips