Geografia de Rosário do Ivaí

Seguem alguns dados geográficos da cidade de Rosário do Ivaí

Localização:
O Município de Rosário do Ivaí Localiza-se na região norte central paranaense, mais especificadamente ao sul da microregião denominada Norte novo de Apucarana, localizado no Estado do Paraná.
Faz limite ao sul com os Municípios de Cândido de Abreu e Reserva, a leste com o Município de Ortigueira e ao e ao leste com os Municípios de Grandes Rios e Rio Branco do Ivaí.

Coordenadas Geográficas:

Latitude: 24º 10’ a 24º 28’

Longitude: 50º 05’ a 51º 21’

Área:
36.901 Hectares (370.981 Km2)

Relevo:

O Município caracteriza-se por um relevo bastante acidentado, em que aproximadamente 50% da área do Município está sob as fases do relevo forte  ondulado e montanhoso, 29% esta sob relevo suave ondulado e 21% sob relevo ondulado.

Clima:

O clima do Município de Rosário do Ivaí caracteriza-se por apresentar uma temperatura média anual de 19,5º C na maior parte do Município e de 18,5º C em área de maior altitude.Os meses mais frios são Junho e Julho com temperatura média de 15,5º C e os meses mais quentes são Dezembro e Janeiro com temperatura média anual de 23,5º C .

A precipitação média anual é de 1750 mm; A classificação climática de Köppen é Cfa, ou seja, clima mesotérmico úmido, sem estação seca e com verões quentes.

Altitude:

A altitude varia de 500 metros próximos ao Rio Alonso, até 1000 metros no ponto mais alto na Serra dos Porongos. Altitude média: 675 metros.

 


Solos:

Os solos predominantes no Município são os lipódicos (+ou- 60% da área do Município) e os solos podzolicos (+ ou – 30% da área do Município). As demais áreas são ocupadas por associação de solos entre os anteriormente citados e entre estes e os Latossolos.

Hidrografia:

O Município é delimitado a Nordeste pelo Rio Alonso e possui em seu interior inúmeros rios, podendo ser citados os Rio Limeira, Ribeirão da Escrita, Rio Água Amarela, Rio Campineiro, Rio Sete Quedas entre outros.

0 comments:

 

Visitantes pelo mundo

free counters

Sobre o blog

Rosariodoivai.blogspot.com Um humilde espaço para rosarienses e simpatizantes dessa maravilhosa cidade. Rosário do Ivaí é do Brasil com orgulho!

Postagens populares

Rosário do Ivaí: é do Brasil! Copyright © 2010 O 1º Blog para os fãs dessa cidade brasileira | Usando o Template Community Galleria feito por Bie e Convertido por Cool Tricks N Tips