A história da Agência de Desenvolvimento

          No final do ano 2000, o SEBRAE-PR, uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios, estava estimulando um processo inovador de formação das chamadas “Agências de Desenvolvimento Local” na região do Vale do Ivaí. A partir da aplicação de cursos de capacitação como o “Liderar” e “Líder Cidadão”, várias pessoas da comunidade  passaram a perceber o seu verdadeiro papel dentro da comunidade e o potencial de crescimento de seu município. Com os cursos, a percepção de possibilidades de mudanças da realidade municipal que passava por sérios problemas de falta de emprego e geração de renda, ampliou-se de maneira sensível, iniciando um processo que tem reflexos até hoje na comunidade rosariense. O trabalho efetivo começou com a Oficina de Planejamento Estratégico, onde foram definidas as referências, descobrindo potencialidades como: agroindustrialização, diversificação, turismo, comércio, educação, meio ambiente e outros. Em dezembro do ano de 2000 foi elaborado o diagnóstico do Município que proporcionou um conhecimento mais amplo sobre a realidade da cidade. O sucesso obtido na primeira etapa do curso “Liderar” despertou interesse em outras pessoas, que começaram a procurar o Sebrae para realização da 2ª etapa do curso Liderar. Na sequencia, o Sebrae realizou junto a população local uma palestra de sensibilização, logo após um encontro com lideranças e em outra ocasião houve também uma peça de teatro sob o sugestivo título de “Agora Vai”.
Os dois grupos de pessoas que haviam feito o curso “Liderar” solicitaram ao Sebrae o curso seguinte “Líder Cidadão”. E a partir daí, criaram o Fórum de Desenvolvimento de Rosário do Ivaí, e passaram a se reunir semanalmente no Centro Cultural da cidade. Teve inicialmente, por um curto período de tempo, o facilitador do Sebrae Srº Adenir Sala. Em seguida, o facilitador passou a ser Roberto Simões que acompanhou os trabalhos do Fórum até o final do ano de 2002. Desde a formalização do Fórum de Desenvolvimento de Rosário do Ivaí, foram muitas as ações desenvolvidas, com parceria do Sebrae e outras entidades locais. Algum tempo mais tarde o Fórum chegou a obter seu reconhecimento junto ao Governo Federal, conquistando o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), passando a ser chamada oficialmente de ADRI – Agência de Desenvolvimento de Rosário do Ivaí. As muitas ações desenvolvidas pela Agência vieram a melhorar as condições econômicas e culturais da população rosariense. Apesar do fato de que hoje a Agência ou Fórum de Desenvolvimento esteja inativa, não podemos negar sua importância na construção de realidades que perduram até os dias atuais, uma década depois de sua criação. Entre os reflexos, ainda que tímidos, daquele estímulo inicial do Sebrae ao povo rosariense, podemos citar a implantação da Coleta Seletiva de Lixo, a Criação da “Feira Livre União”, criação do Associação Comercial ACIRI, grupos associativos de produtores de uva, associação das costureiras, grupo ecológico Ecoclube, implantação da Agricultura Orgânica certificada com Selo para comercialização, além, é claro da realização de inúmeros cursos, palestras e estudos promovidos durante essa primeira década.
Podemos notar que embora com pouco tempo de existência, a Agência de Desenvolvimento Local fez a diferença na comunidade rosariense. Apesar de poucas pessoas terem consciência sobre estes fatos históricos, toda a comunidade acabou se beneficiando com as ações promovidas por ela. O comércio e a agricultura foram fortalecidos, por exemplo, com a criação de associações cooperativistas específicas. Famílias e comunidade passaram a ter novas formas de geração de renda e lazer em ações como a “Feira Livre União”, um ótimo local de encontro de pessoas aos fins de semana e participação em cursos que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional.
Como disse alguém famoso, o impossível é algo que não foi tentado. Rosário do Ivaí ainda enfrenta muitas dificuldades econômicas e sociais, como o baixo nível de emprego, poucas empresas, deficiências na educação, maus tratos ao meio ambiente, presença de violência e drogas na adolescência e outras mazelas. No entanto, por mais pobre que seja uma comunidade, acreditamos que com força de vontade, união e determinação, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos, criando alternativas que venham aproveitar os próprios recursos locais. Nós brasileiros, temos que aprender a não esperar tudo do poder público. Ninguém melhor que nós mesmos para conhecer nossa realidade local, e com iniciativas simples podemos ajudar nossa gente a ter uma vida mais digna, conquistando independência econômica e social.

0 comments:

 

Visitantes pelo mundo

free counters

Sobre o blog

Rosariodoivai.blogspot.com Um humilde espaço para rosarienses e simpatizantes dessa maravilhosa cidade. Rosário do Ivaí é do Brasil com orgulho!

Postagens populares

Rosário do Ivaí: é do Brasil! Copyright © 2010 O 1º Blog para os fãs dessa cidade brasileira | Usando o Template Community Galleria feito por Bie e Convertido por Cool Tricks N Tips