Rosário do Ivaí: Capital da Uva Niágara do Paraná

Rosário do Ivaí é o maior produtor desta variedade de uva e também tem grande bacia leiteira

Rosário do Ivaí é uma cidade pequena, cercada por montanhas de todos os lados e, historicamente, tem um povo muito religioso. Quem chega a Rosário do Ivaí vê logo na entrada da cidade uma praça com o monumento de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município. Entrando pela Avenida São Paulo, a principal da cidade, já vai se defrontar com o Monumento à Bíblia, lembrando que a localidade é constituída de católicos e evangélicos. E mais à frente o Monumento ao Cristo Redentor.

O município, no entanto, já tem uma fama estadual. Ostenta o título de Capital da Uva Niágara do Paraná. É o maior produtor desta variedade de uva, produzindo em média 2 milhões de quilos por ano.

A atividade é conduzida por cerca de 130 pequenos agricultores em uma área de 100 hectares, totalizando 1 milhão de pés de aproximadamente. A produção vai para os grandes centros consumidores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e outros Estados.

Rosário do Ivaí também é uma das mais importantes bacias leiteira do Vale do Ivaí. Tem cerca de 50 mil cabeças de gado entre de corte e de leite e produz uma média de 15 mil litros de leite por dia. Outra atividade agrícola que vem crescendo é a horticultura.

O município tem cerca de 5,8 mil habitantes e 4,8 mil eleitores, conforme dados de 2008. Criado através da Lei Estadual nº 8,399 de 29 de outubro de 1986, foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1989, sendo desmembrado de Grandes Rios.

Resumo Histórico
O primeiro núcleo de colonização de Rosário do Ivaí ocorreu em 1967, ocasião em que a Companhia Lunardelli, dona de extensa área de terras nesta região, resolveu lotear a gleba em pequenos lotes, que na época se constituía em florestas virgens e de difícil acesso. Nesta ocasião, o nascente patrimônio denominava-se simplesmente Rosário, nome de uma planta brejeira muito comum nesta região, que produzia pequenas bolinhas com as quais os fiéis católicos faziam rosário e terço. Ivaí foi acrescentado ao nome do município quando da sua emancipação, para diferenciar de outros municípios homônimos no País.
As principais casas começaram a ser construídas em 1967. Nesta época, um dos nomes mais respeitados era de um cidadão chamado João Leandro Barbosa, conhecido por “Perigoso”, homem bom e de palavra, que ajudou muita gente nas redondezas e foi político de prestígio regional, tendo sido o primeiro prefeito eleito de Grandes Rios, ao qual Rosário pertencia. Por motivos de ordem pessoal, “Perigoso” mudou-se para Rondônia.
Foto: Jornal Folha de Londrina. Disponível em http://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/dominio-da-uva-968309.html


Artigo reproduzido sem modificações do encarte
“Caminhos do Vale – guia socioeconômico dos 26 municípios do Vale do Ivaí – PR”, confeccionado pelo Grupo Tribuna de Comunicação, novembro de 2009.

Visite também esta série de reportagens feita pelo Jornal Folha de Londrina sobre a a produção de Uvas em Rosário do Ivaí: 
http://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/dominio-da-uva-968309.html

0 comments:

 

Visitantes pelo mundo

free counters

Sobre o blog

Rosariodoivai.blogspot.com Um humilde espaço para rosarienses e simpatizantes dessa maravilhosa cidade. Rosário do Ivaí é do Brasil com orgulho!

Postagens populares

Rosário do Ivaí: é do Brasil! Copyright © 2010 O 1º Blog para os fãs dessa cidade brasileira | Usando o Template Community Galleria feito por Bie e Convertido por Cool Tricks N Tips