Notícias de Rosário do Ivaí


Um bom espaço para você ter notícias da cidade de Rosário do Ivaí é o Blog do Berimbau, mantido por Ronaldo Alves Senes da Rádio Nova Era de Borrazópolis. Lá podemos encontrar ocorrências policiais, fatos políticos, coluna social e outros artigos referentes a Rosário e região.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS NOTÍCIAS DE ROSÁRIO


Outro blog  atualizado é de Andrea da Costa Matos, professora e ex-secretária de educação, que mantém um espaço com as notícias e trabalhos mais relevantes da área da educação em Rosário do Ivaí.


NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO DE ROSÁRIO DO IVAÍ

Mas se você preferir, siga-nos no Twitter. Lá você encontra os links e novidades mais recentes sobre Rosário do Ivaí na Internet. Acesse agora clicando na imagem abaixo:
 



Rosário do Ivaí: Capital da Uva Niágara do Paraná

Rosário do Ivaí é o maior produtor desta variedade de uva e também tem grande bacia leiteira

Rosário do Ivaí é uma cidade pequena, cercada por montanhas de todos os lados e, historicamente, tem um povo muito religioso. Quem chega a Rosário do Ivaí vê logo na entrada da cidade uma praça com o monumento de Nossa Senhora do Rosário, padroeira do município. Entrando pela Avenida São Paulo, a principal da cidade, já vai se defrontar com o Monumento à Bíblia, lembrando que a localidade é constituída de católicos e evangélicos. E mais à frente o Monumento ao Cristo Redentor.

O município, no entanto, já tem uma fama estadual. Ostenta o título de Capital da Uva Niágara do Paraná. É o maior produtor desta variedade de uva, produzindo em média 2 milhões de quilos por ano.

A atividade é conduzida por cerca de 130 pequenos agricultores em uma área de 100 hectares, totalizando 1 milhão de pés de aproximadamente. A produção vai para os grandes centros consumidores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e outros Estados.

Rosário do Ivaí também é uma das mais importantes bacias leiteira do Vale do Ivaí. Tem cerca de 50 mil cabeças de gado entre de corte e de leite e produz uma média de 15 mil litros de leite por dia. Outra atividade agrícola que vem crescendo é a horticultura.

O município tem cerca de 5,8 mil habitantes e 4,8 mil eleitores, conforme dados de 2008. Criado através da Lei Estadual nº 8,399 de 29 de outubro de 1986, foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1989, sendo desmembrado de Grandes Rios.

Resumo Histórico
O primeiro núcleo de colonização de Rosário do Ivaí ocorreu em 1967, ocasião em que a Companhia Lunardelli, dona de extensa área de terras nesta região, resolveu lotear a gleba em pequenos lotes, que na época se constituía em florestas virgens e de difícil acesso. Nesta ocasião, o nascente patrimônio denominava-se simplesmente Rosário, nome de uma planta brejeira muito comum nesta região, que produzia pequenas bolinhas com as quais os fiéis católicos faziam rosário e terço. Ivaí foi acrescentado ao nome do município quando da sua emancipação, para diferenciar de outros municípios homônimos no País.
As principais casas começaram a ser construídas em 1967. Nesta época, um dos nomes mais respeitados era de um cidadão chamado João Leandro Barbosa, conhecido por “Perigoso”, homem bom e de palavra, que ajudou muita gente nas redondezas e foi político de prestígio regional, tendo sido o primeiro prefeito eleito de Grandes Rios, ao qual Rosário pertencia. Por motivos de ordem pessoal, “Perigoso” mudou-se para Rondônia.
Foto: Jornal Folha de Londrina. Disponível em http://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/dominio-da-uva-968309.html


Artigo reproduzido sem modificações do encarte
“Caminhos do Vale – guia socioeconômico dos 26 municípios do Vale do Ivaí – PR”, confeccionado pelo Grupo Tribuna de Comunicação, novembro de 2009.

Visite também esta série de reportagens feita pelo Jornal Folha de Londrina sobre a a produção de Uvas em Rosário do Ivaí: 
http://www.folhadelondrina.com.br/folha-rural/dominio-da-uva-968309.html

A história da Agência de Desenvolvimento

          No final do ano 2000, o SEBRAE-PR, uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios, estava estimulando um processo inovador de formação das chamadas “Agências de Desenvolvimento Local” na região do Vale do Ivaí. A partir da aplicação de cursos de capacitação como o “Liderar” e “Líder Cidadão”, várias pessoas da comunidade  passaram a perceber o seu verdadeiro papel dentro da comunidade e o potencial de crescimento de seu município. Com os cursos, a percepção de possibilidades de mudanças da realidade municipal que passava por sérios problemas de falta de emprego e geração de renda, ampliou-se de maneira sensível, iniciando um processo que tem reflexos até hoje na comunidade rosariense. O trabalho efetivo começou com a Oficina de Planejamento Estratégico, onde foram definidas as referências, descobrindo potencialidades como: agroindustrialização, diversificação, turismo, comércio, educação, meio ambiente e outros. Em dezembro do ano de 2000 foi elaborado o diagnóstico do Município que proporcionou um conhecimento mais amplo sobre a realidade da cidade. O sucesso obtido na primeira etapa do curso “Liderar” despertou interesse em outras pessoas, que começaram a procurar o Sebrae para realização da 2ª etapa do curso Liderar. Na sequencia, o Sebrae realizou junto a população local uma palestra de sensibilização, logo após um encontro com lideranças e em outra ocasião houve também uma peça de teatro sob o sugestivo título de “Agora Vai”.
Os dois grupos de pessoas que haviam feito o curso “Liderar” solicitaram ao Sebrae o curso seguinte “Líder Cidadão”. E a partir daí, criaram o Fórum de Desenvolvimento de Rosário do Ivaí, e passaram a se reunir semanalmente no Centro Cultural da cidade. Teve inicialmente, por um curto período de tempo, o facilitador do Sebrae Srº Adenir Sala. Em seguida, o facilitador passou a ser Roberto Simões que acompanhou os trabalhos do Fórum até o final do ano de 2002. Desde a formalização do Fórum de Desenvolvimento de Rosário do Ivaí, foram muitas as ações desenvolvidas, com parceria do Sebrae e outras entidades locais. Algum tempo mais tarde o Fórum chegou a obter seu reconhecimento junto ao Governo Federal, conquistando o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), passando a ser chamada oficialmente de ADRI – Agência de Desenvolvimento de Rosário do Ivaí. As muitas ações desenvolvidas pela Agência vieram a melhorar as condições econômicas e culturais da população rosariense. Apesar do fato de que hoje a Agência ou Fórum de Desenvolvimento esteja inativa, não podemos negar sua importância na construção de realidades que perduram até os dias atuais, uma década depois de sua criação. Entre os reflexos, ainda que tímidos, daquele estímulo inicial do Sebrae ao povo rosariense, podemos citar a implantação da Coleta Seletiva de Lixo, a Criação da “Feira Livre União”, criação do Associação Comercial ACIRI, grupos associativos de produtores de uva, associação das costureiras, grupo ecológico Ecoclube, implantação da Agricultura Orgânica certificada com Selo para comercialização, além, é claro da realização de inúmeros cursos, palestras e estudos promovidos durante essa primeira década.
Podemos notar que embora com pouco tempo de existência, a Agência de Desenvolvimento Local fez a diferença na comunidade rosariense. Apesar de poucas pessoas terem consciência sobre estes fatos históricos, toda a comunidade acabou se beneficiando com as ações promovidas por ela. O comércio e a agricultura foram fortalecidos, por exemplo, com a criação de associações cooperativistas específicas. Famílias e comunidade passaram a ter novas formas de geração de renda e lazer em ações como a “Feira Livre União”, um ótimo local de encontro de pessoas aos fins de semana e participação em cursos que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional.
Como disse alguém famoso, o impossível é algo que não foi tentado. Rosário do Ivaí ainda enfrenta muitas dificuldades econômicas e sociais, como o baixo nível de emprego, poucas empresas, deficiências na educação, maus tratos ao meio ambiente, presença de violência e drogas na adolescência e outras mazelas. No entanto, por mais pobre que seja uma comunidade, acreditamos que com força de vontade, união e determinação, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos, criando alternativas que venham aproveitar os próprios recursos locais. Nós brasileiros, temos que aprender a não esperar tudo do poder público. Ninguém melhor que nós mesmos para conhecer nossa realidade local, e com iniciativas simples podemos ajudar nossa gente a ter uma vida mais digna, conquistando independência econômica e social.

Hino de Rosário do Ivaí - PR

Rosário do Ivaí - Paraná
Este é o Hino oficial do Município de Rosário do Ivaí:


Rodeada por montanhas altaneiras, tu nasceste, meu lindo torrão
Junto aos rios, as matas primeiras. E o planalto ondulado que cobre este chão
Da bravura do heroico pioneiro, surgiu esta joia, outra igual não há.
Para orgulho do povo ordeiro, que quer a pujança do meu Paraná.


És celeiro a brotar riquezas mil, neste recanto feliz do meu Brasil
Rosário do Ivaí, minha vida é bem querer. Sou teu filho e só por ti quero viver.



Nossa Senhora do Rosário padroeira, desta terra mais linda que eu vi
Abençoai a esta gente alvissareira e a minha querida Rosário do Ivaí
Pela senda feliz do progresso, teu futuro risonho eu sempre hei de ver
Pois bem grande há de ser o sucesso, dos aqui labutam sem esmorecer.

Autores:
Maestro Sebastião de Lima (música)
José Carlos Pereira (letra)

Como ver lindas fotos de Rosário do Ivaí

Hoje, com as facilidades da Internet, já existe um banco de imagens relativamente bom sobre a cidade de Rosário do Ivaí. Muitas dessas fotos são arquivos compartilhados por pessoas que moram ou têm algum contato com essa cidade. A seguir, postamos algumas amostras destas imagens e alguns links para você que quer conhecer mais sobre Rosário, através de fotografias. Boa navegação!
 Entrada da cidade, em desfile para o "7 de setembro". Direitos autorais: Ecoclube AMAR

Uva Niágara vista com drone. Direitos autorais: Sergio Ranalli/Folha de Londrina

Outra foto da entrada da cidade, desta vez vista da Serra dos Porongos. Direitos Autorais: Maria Siboney
Paisagem Rural em Rosário do Ivaí. Direitos Autorais: Fábio P.S.

Pôr-do-Sol em Rosário do Ivaí. Direitos Autorais: Andréa Matos

Serra dos Porongos, parte importante da geografia Rosariense. Direitos Autorais: Leandro Bermudes

Rosário do Ivaí, PR, vista aérea com drone (27/08/2016) . Direitos Autorais: Elio Peters via Facebook



Você encontra mais fotos de Rosário do Ivaí clicando nos links a seguir:





 

Visitantes pelo mundo

free counters

Sobre o blog

Rosariodoivai.blogspot.com Um humilde espaço para rosarienses e simpatizantes dessa maravilhosa cidade. Rosário do Ivaí é do Brasil com orgulho!

Postagens populares

Rosário do Ivaí: é do Brasil! Copyright © 2010 O 1º Blog para os fãs dessa cidade brasileira | Usando o Template Community Galleria feito por Bie e Convertido por Cool Tricks N Tips